segunda-feira, 28 de maio de 2012

FAMÍLIA: LUGAR PARA BUSCA DA DRACMA PERDIDA


REFERÊNCIAS: Lucas 15.8-10; atos 16.31; João 16.8; João 8.12.

Nessa parábola Jesus diz que há maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.

Nessa narrativa, Jesus usa a figura de uma mulher que tendo dez moedas, perde uma, dentro de casa, e sai a sua procura até encontrá-la. Encontrando, faz uma grande festa. Esta figura encaixa muito bem com a realidade de muitas famílias, onde os valores desapareceram, e, precisam-se praticar os valores bíblicos para achá-los, para que a alegria da casa seja restaurada.

QUAL DRACMA QUE SUMIU EM SUA CASA?  Respeito, carinho, espiritualidade...

COMO RESTAURAR?

1 – DECIDA SER USADO POR DEUS PARA ESSA MISSÃO: Atos 16.31.

2 – NÃO ACEITE O CAOS COMO NATURAL: não devemos nos assentar na cadeira da acomodação. Aquela mulher reagiu, teve atitude, não se conformou com a perda.

3 – HUMILDADE  PARA FAZER MUDANÇAS:

É preciso “varrer e remover as sujeiras”: varrer a boca para produzir novas palavras; varrer tempo, para dar mais tempo à família; varrer a arrogância, para ter mais espaço e servir aos membros da família lar. Em João 16:8 a Bíblia nos diz que o Espírito Santo nos convence do pecado..., Ele irá revelar os cantos que precisam ser varridos dentro de sua casa, para encontrar valores perdidos.

4 – DILIGÊNCIA: É fortíssima esta expressão no texto: “até encontrá-la”. Ela só parou de procurar quando encontrou. Há os que procuram os valores perdidos dentro do lar como meninos mal mandados: dá só uma olhada por cima e diz que não adianta que não encontrou. Procuram com tanta má vontade, com preguiça que, mesmo estando próximo, não o encontram.

Coloque a restauração de seu lar como um ideal de vida. Não desista fácil, vá em frente, continue procurando um método, um meio, uma bênção para o seu lar, para ele voltar a ser o que era. 

5 – O MAIS IMPORTANTE: ACENDER A CANDEIA. Para encontrar algo perdido devemos procurar à luz. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (Jo 8:12). Deus quer que a alegria transborde em nossa casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário