domingo, 13 de maio de 2012

FAMÍLIA: AMBIENTE PARA PRÁTICA DA RECONCILIACAO


REFERÊNCIAS: 2 Coríntios 5.18, Provérbios 16-7, Gênesis 27.35, 27,41, 31.3, 32.13.
Na sua família há elos quebrados, relacionamentos rompidos? Em caso positivo, tal situação agrada a Deus?
O homem ofendeu a Deus violando suas ordens e pecando contra Ele. Cabia então ao homem, o ofensor, a iniciativa da reconciliação. Mas, não foi isso que ocorreu. Deus, o ofendido, teve a iniciativa da reconciliação. Deus, o Pai, enviou ao mundo o Seu Filho, Jesus, para propiciar a reconciliação. Deus nos reconciliou consigo mesmo por meio da obra de Jesus Cristo na cruz. Deus confiou a nós o ministério da reconciliação.
DEUS PROMOVE RECONCILIACAO NA FAMILIA

Jacó adquiriu a benção da primogenitura por meios fraudulentos – Gênesis 27.35. Tal situação rompeu o relacionamento dos irmãos, Esaú e Jacó – Genesis 27.41. Jacó saiu foragido do seio de sua família. Jacó fez um voto com Deus para retornar a sua casa em paz – Gênesis 28.21.

Deus promove reconciliação na vida daqueles que andam em seus caminhos – Provérbios 16.7.  Jacó teve que tratar com Deus antes de resolver seu problema com Esaú. A experiência de Peniel.

- Jacó era uma pessoa cheia de maquinações, engodo, espertezas. Confiava em si. Jacó era carnal e precisava ser tratado pelo Espírito Santo – Gn 32.24.
- Jacó foi tocado por Deus na articulação de sua coxa – pivô da força do lutador. Deus despojou Jacó da sua força carnal – Gn 32.25.
- depois de manco – despojado da forca natural, limitado, dependente de ajuda, Jacó prevalece em oração, clama pela benção – Gn 32-26.
- Jacó é confrontado a assumir sua culpa – fraudador. Após receber o novo nome, nova história – Gn 32.27.
- Deus então promove a reconciliação de um homem que aprendeu a ser humilde, Jacó, com seu irmão Esaú – 33.4.

FAMÍLIA É UM AMBIENTE PARA “MANCOS” – Romanos 15.1-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário