sábado, 5 de maio de 2012

FAMÍLIA: AMBIENTE PARA PRÁTICA DO PERDÃO


REFERÊNCIAS: Salmos 103.12; Levítico 16.20-22; Efésios 5.32, Tiago 5.16, 1 Joao 1.9.

Perdoar, no hebraico e grego, quer dizer “levar para longe”, “usar de graça com alguém”. Então perdoar é levar o erro de alguém para bem longe. No Antigo Testamento o Sacerdote fazia a expiação de pecados para encobrir os pecados da nação de Israel do juízo de Deus e receber o perdão divino. O sacerdote tomava dois bodes. Sobre a cabeça de um animal vivo era confessado os pecados de Israel. O outro animal era levado vivo para o deserto e nunca mais retornaria para não ser mais visto.
 Considerando a pergunta feita anteriormente você pode agora responder se a ofensa sofrida é um animal que foi embora e nunca mais foi visto ou ele continua dentro da sua casa (coração)?
Como podemos viver o perdão em família? Vivendo o perdão no padrão de Deus.


1 – RECONHECER ERRO É PRECISO: É preciso coragem para reconhecer o erro. Em toda situação de conflito familiar é preciso chegar diante de Deus e perguntar nossa responsabilidade. É impossível vivermos em um ambiente familiar e não ofendermos os outros. É preciso ter a humildade para pedir perdão ao cônjuge, filhos, irmãos – Tiago 5.16.

2 – BUSCAR O PERDÃO DE DEUS É PRECISO: Não devemos viver com o sentimento de culpa. Devemos encarar nossos erros sem procurar desculpas ou justificativas. Ao confessarmos nossos pecados temos renovação da vida. 1 João 1.9; Jeremias 31.34.

3 – PERDOAR É PRECISO:  Quem recebe o “dom gratuito” de perdão por meio de Cristo, ganha condições de viver em família como perdoado e perdoador – Efésios  5:32. O perdão de Deus e nosso referencial. Porque Ele nos perdoou e nos perdoa, devemos perdoar os outros – Mateus 6.15.

PERDAO “RASGA” DIVIDAS PASSADAS E RESTAURA FAMILIAS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário