segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ORANDO COMO JESUS NOS ENSINOU – V

REFERÊNCIAS: Mateus 6.9-13.


Que é oração? É um diálogo com Deus. Orar é tão importante para vida dos cristãos que Jesus cuidadosamente nos ensinou como devemos orar.

Jesus nos ensinou a orar:

1 - “perdoa-nos as nossas dívidas...”

No grego, pecar significa “errar o alvo”.  O alvo do homem criado por Deus era viver em obediência ao Criador e usufruir do seu amor. Porém, o homem desobedeceu a ordem de Deus – Gênesis 2.17 – e esse comportamento o fez errar o alvo da vida e teve como conseqüência a morte – Romanos 6.23. A palavra morte no grego é “thanatos”, que significa estar separado. Houve então a separação do homem de Deus. Para resgate do homem dessa condição de separado de Deus, o Deus Filho veio ao mundo em forma de homem, foi crucificado, morreu e ressuscitou para expiação dos nossos pecados – João 1.29 e 3.16. Todo aquele que crer e confessa esse sacrifício está livre da morte - Romanos 10.9-11.

2 - “assim como perdoamos aos nossos devedores...”.

Desde a criação da mulher – Gênesis 2.18 – o homem se relaciona com outros seres humanos e nesse relacionamento as diferenças de personalidade e de caráter causam dor, ferida, tensão. Então para que haja paz e harmonia entre as pessoas é necessário o perdão.  Não há uma só pessoa no mundo que não precise de perdão, pois todos nós temos falhas e fraquezas.

Assim perdoamos por que:

a) Deus assim ordena, pois a vingança pertence a Ele – Deuteronômio 32.35.

b) não podemos ser perdoados a não ser que perdoemos – Mateus 6.12,14,15.

c) para seguir o exemplo que Cristo nos deu – Colossenses 3.13 - o perdoador é que pagou o preço, e não o perdoado! Quando perdoamos pagamos o preço (sacrifício) crucificando nosso orgulho, ira, intolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário