segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Meu coração, meu tesouro II


Referências: Provérbios 4.23; Lucas 6.45; Gálatas 5.16; João 13.7,8; Salmo 51.10-12; Tito 3.5.

No Livro de Provérbios o rei Salomão dá conselhos a seu filho com o objetivo de lhe propiciar sabedoria e entendimento para proceder retamente na vida, e um desses ensinos constam em Provérbios 4.23, cuidados com o coração.

O coração do homem é um “armazém”. Retiramos desse “armazém”, seja bom ou ruim, do que já estava depositado nele. Assim como uma cisterna muito cheia derramará água, nosso depósito interior vazará para boca em forma de palavras. Necessário então, que estejamos atentos ao que depositamos no nosso “armazém”, nosso coração. Coração abrange mente, emoções e vontade – Lucas 6.45.

EMOÇÕES:

O Apostolo Paulo nos exorta na carta aos gálatas a andarmos no Espírito – Gálatas 5.16. Ou seja, que sejamos governados pelo Espírito Santo que habita em nós e jamais sermos governados por impulsos e desejos produzidos pelas emoções.

A emoção é um dos aspectos mais instáveis da nossa vida: compreende alegria, tristeza, felicidade, infelicidade, agitação, abatimento, confusão, tranquilidade, ambição, compaixão, bondade, preferencias, afeição, rejeição, melancolia, júbilo, etc. Quem vive ao sabor das emoções não vive sob um princípio determinado. O cristão que vive pelas emoções não tem comportamento estável.

* a emoção decorre de um fato exterior, o Espírito Santo age no nosso interior.
* a emoção vive a mercê de circunstancias especiais de um dado momento, o Espírito Santo age em conformidade com a vontade de Deus.
* Exemplo de oscilação emocional: João 13.8,9.
*oração – Salmo 51.10-12.
*comunhão com o Espírito Santo – Tito 3.5.

AVISOS:

- TERÇA-FEIRA, DIA 27/11 CULTO MENSAL DE QUEBRA DE MALDIÇÕES.
- 30/11 a 02/12: REVISÃO DE VIDA PARA CRIANÇAS DE 7 A 12 ANOS.
- JEJUM DE DANIEL: 19 DE NOVEMBRO A 10 DE DEZEMBRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário